segunda-feira, julho 07, 2003

Última hora!


É tão previsível este nosso Bush...
Leiam bem mais esta aqui em baixo, que se apresenta na formulação da TSF, e digam lá se nós não vamos a caminho de um estatuto Porto Riquenho?
Viva Portugal! Ó Lula deixa-me lá ser Brasileiro....


TPI
EUA «castigam» quem não os torna «imunes»
Os EUA retiraram ajuda militar a 35 países que não assinaram em tempo útil acordos que previam a protecção de cidadãos norte-americanos eventualmente perseguidos pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), anunciou o Departamento de Estado. O porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, lembrou que o Congresso norte-americano tinha fixado o dia 1 de Julho como prazo-limite para a assinatura desses acordos.
A Casa Branca anunciou também hoje que 16 países não verão as ajudas suspensas ou porque já assinaram os acordos, faltando apenas ratificá-los localmente, ou porque são considerados aliados suficientemente importantes. De acordo com a lista divulgada pelo Departamento de Estado, são os seguintes os países «castigados»:

África:
Benin, Republica centroafricana, Lesoto, Malawi, Máli, Namíbia, Niger, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia.

Europa:
Bulgária, Croácia, Estónia, Lituânia, Letónia, Malta, Servia-Montenegro, Eslováquia e Eslovénia.

Continente americano:
Antígua, Barbados, Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Dominica, Equador, Paraguai, Peru, São Vicente e Grenadine, Trindade e Tobago, Uruguai, Venezuela

Ásia-Pacífico:
Fidji e Samoa.

O montante das ajudas em causa orçava 46,7 milhões de dólares para o ano fiscal em curso, disse a mesma fonte.
Os EUA sempre se opuseram ao TPI, que tem como missão julgar crimes de guerra e contra a humanidade, considerando que existe o risco de uma Justiça politizada que pode pôr em causa a posição de militares norte-americanos em missões no estrangeiro.
A União Europeia, recorde-se, aprovou um acordo em Setembro passado, concedendo imunidade aos diplomatas norte-americanos perseguidos pelo TPI que se encontrem em território da União.

Sem comentários: